segunda-feira, 10 de maio de 2010

U2- live - with or without you

Fonte: www.viloesdanet.hpg.ig.com.br/u2_biografia.htm & Wikipédia

Bono Vox / Paul David Hewson . Nascimento: 10/05/60 - Dublin, Irlanda
Paul passou sua infância no bairro de Pallymun, subúrbio de Dublin. Ele cresceu entre duas religiões: seu pai era protestante e sua mãe católica. Sempre fala sobre a dificuldade de lidar com isso num país com conflitos étnicos e religiosos tão exacerbados quanto a Irlanda. Quando tinha 14 anos e perdeu a mãe, seu lado rebelde se acentuou e ele passou a andar com um grupo chamado "The Village", onde conheceu Gavin Friday, seu melhor amigo e hoje consultor do U2. O grupo tinha uma banda mas Paul raramente cantava com eles, pois era considerado desafinado e daí surgiu o apelido irônico de Bono Vox (voz perfeita em latim).

Em 1976 Bono, estudando na Mount Temple Comprehensive School, leu uma nota escrita por Larry Mullen Jr., um jovem baterista que procurava músicos para formar uma banda. Respondeu ao anúncio como um pretenso guitarrista, mas não conseguiu muito sucesso com as cordas, passando a desenvolver os vocais. Com as apresentações da banda, logo se popularizou por suas performances, sua intimidade com o palco e o carisma com o público.

Em 1982, casou-se com sua antiga namorada Alison Stewart, com quem tem duas filhas (Jordan e Eve). Muitas letras de Bono são inspiradas na esposa e nas causas sociais que o casal tem abraçado, como "Where The Streets Have No Name", surgida após uma visita à Etiópia.

Em 1991, quando o U2 bombardeou o mundo com sua incrível ZooTV, Bono surpreendeu com suas atuações como Mr. MacPhisto. Amigo íntimo do diretor de cinema Win Wenders, já tem projetos em andamento ligados a filmes. Considerado o porta-voz do U2, já fez parcerias com grandes nomes da música, como Frank Sinatra, Shinead O'Connor e Luciano Pavarotti, em "Miss Sarajevo".

Ícone do pop/rock mundial, Bono, apesar de ser um performer, nunca deixou suas raízes cristãs. Em toda sua carreira como líder do U2, Bono sempre escreveu músicas que refletissem os ideais cristãos tendo, inclusive, feito uma apresentação para o Papa João Paulo II. É fã declarado do grupo musical Celtic Woman formado pelas quatro vocalistas irlandesas - Chloë Agnew, Lisa Kelly, Lynn Hilary e Alex Sharpe - e a violinista Mairead Nesbitt. Bono tendo raízes protestantes não esqueceu seu lado materno e gravou recentemente a música "Leave On Me" juntamente com o cantor Kirk Franklin e demais cantores do meio gospel.

Também se tornou um símbolo na luta contra a pobreza no continente africano, ajudando as pessoas que lá vivem e necessitam de ajuda a saírem da miséria.

Bono afirma, em sua música "I Still Haven't Found What I'm Looking For", que o que procura é o "Holy Ghost", o Espírito Santo. Bono foi criado com uma base espiritual muito forte, e afirma que acredita sim em um mundo melhor, em que as pessoas serão boas e viverão em paz.

Em 2007, participou do longa-metragem Across the Universe (filme) na pele de Dr. Robert, interpretando as canções dos Beatles "I Am The Walrus" e "Lucy In The Sky With Diamonds".

Nenhum comentário: