quinta-feira, 27 de maio de 2010

PITACO DO RENATO

Considerações sobre Marketing Estratégico e Segmentação
Nesta semana, gostaria de tecer alguns comentários sobre Marketing Estratégico e Segmentação.

Quando abordamos estes temas, devemos nos referir às escolhas feitas sobre o binômio “produto-mercado”, definindo assim as prioridades que servirão de subsídio para a elaboração da Estratégia de penetração nos mesmos.
O desenvolvimento do conceito de Segmentação de Mercado e Posicionamento vai desde o momento da análise de quais segmentos de mercado que se deseja explorar, analisando sua atratividade e quais segmentos irão priorizar conhecendo as capacidades e o portfólio atual e como se posicionar dentro destes segmentos priorizados.
Cravens (1994) apresenta três conceitos que são fundamentais para o processo de segmentação e posicionamento, a saber:
a) Marketing Segmentation (Segmentação de Mercado) é o processo de separar consumidores de um determinado binômio produto-mercado em grupos menores, ou subgrupos, nos quais estes consumidores devem responder de forma similar a um particular posicionamento estratégico de marketing. Em outras palavras, espera-se diminuir a variância das reações dentro deste grupo de consumidores, ao mesmo tempo em que se busca tornar máxima a variância entre estes e outros subgrupos.
b) Market Targeting (priorização de mercado) é o processo de avaliar e selecionar cada um dos segmentos e escolher qual ou quais você deseja atender.
c) Positioning Strategy (Estratégia de Posicionamento) é a combinação das ações de marketing tomadas para ir ao encontro das necessidades e vontades de cada um dos mercados alvo.
Quando falamos de arte, podemos utilizar conceitos que servem para qualquer produto, necessitando apenas de adaptações.
Vamos a eles:

Mercado superior
Com maior nível de renda, enfatiza qualidade nas preferências do produto, além de ter uma maior restrição de tempo.
Este segmento é um alvo principalmente para produtos como roupas sofisticadas, móveis, maquinários, eletrônicos e divertimentos para o lar, empregados domésticos, jóias e ferramentas finas e materiais de construção. Qualidade superior e bom serviço dominam as decisões de compra do mercado superior.
Mercado de Massa
Mesmo os segmentos das artes que tem apelo para o mercado de massa precisam ser atraentes, ter estilo e tratar as pessoas com respeito. Devemos convencer o público de que eles são inteligentes e especiais. Cada vez mais, produtos para o mercado de massa, devem se diferenciar para atrair os consumidores, investindo na apresentação dos mesmos. Mesmo para as pessoas de menor renda, o preço não é o único atributo considerado na decisão de compra.
Segundo Engel, Blackwell e Miniard (2000), lojistas orientados para valor tiveram um crescimento rápido ao proporcionar bons produtos a preços razoáveis, assim como para segmentos de renda mais alta. Importante é oferecer serviço confiável e respeitoso para os consumidores, embora com uma abordagem básica, sem desperdícios. A política de tratar os clientes com respeito é mais difícil de ser copiada pelos concorrentes. Empresas que adotam este comportamento e oferecem bons serviços também atraem um pouco do mercado superior e muito do mercado de massa. O marketing de retorno é fundamental para atingir este nicho.
Para atingir os segmentos de forma apropriada é necessário posicionar adequadamente seu produto.

A estratégia de investimento em divulgação pode ser adaptada da seguinte forma:
(1) selecionar o montante total de recursos a ser usado no programa de promoção e divulgação;
(2) indicar como alocar esses recursos nos componentes do mix de marketing de produto, distribuição, preço, promoção
(3) alocará os recursos em cada um dos componentes do programa
Segmentação
Com o trabalho de segmentação pode-se conseguir o grau de investimento para distribuição, como customizar os materiais de publicidade utilizados, como divulgar o trabalho e em que meios.
Customização
O modelo de customização através da segmentação tem propiciado uma enorme diferenciação quando comparada ao modelo “massificado” antes utilizado. Como conseqüência deste trabalho, teremos não somente a criação de um “cluster” diferenciado de mercado, mas também uma margem de lucro crescente, que justifica os investimentos feitos.

Conclusão
No atual mercado, a decisão não passa por uma escolha simples de focar ou segmentar, mas de focar o segmento, tratando cada consumidor como único, fazendo assim o Marketing one-to-one.
Bem, por hoje é só.
Até a próxima.

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