Marley foi o responsável por levar o reggae da Jamaica para o mundo. Filho de Cedella Booker, uma jovem negra, e do capitão Norval Marley, um inglês branco de meia idade, Bob conheceu pouco o pai.
No fim dos anos 50, mudou-se com a mãe para Trench Town (ou Cidade do Esgoto), uma favela da capital, Kingston, onde cresceu junto com seu amigo , conhecido como Bunny, com quem começou a tocar instrumentos improvisados.
O som que faziam era influenciado pelas músicas captadas das emissoras do sul dos Estados Unidos que tocavam Ray Charles, Curtis Mayfield e outros.
Bob, era adpto do rastafarianismo, religião rastafari que tem como princípios uso sacramentado da maconha ou "erva", aspirações políticas e afrocentristas, incluindo ensinamentos do publicista que inspira a imagem de um novo mundo com uma nova visão política e cultural e divulgou essa filosofia por onde passou inclusive por conta da sua religião ele não permitiu que amputassem seu dedo qdo teve o primeiro sinal do melanoma um tipo de câncer de pele, doença que o levou.
Mesmo com uma vida louca de shows, ele só queria a paz e a harmonia entre as pessoas que o ouvissem.
A música e a lenda de Bob Marley ganharam mais e mais força desde sua morte, e continuam a render grandes lucros para seus herdeiros. Também deu a ele um status mítico, similar ao de Elvis Presley e John Lennon. Marley é enormemente popular e bastante conhecido ao redor do mundo, particularmente na África e na América Latina. É considerado por muitos como o primeiro popstar do Terceiro Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário