quarta-feira, 12 de maio de 2010

BOB Eterno MARLEY

Eu poderia aqui fazer uma simples colagem de sua biografia , já que na internet encontramos tantas informações sobre a vida desse moço. Mas aí eu não teria a oportunidade de escrever sobre uma figura autêntica que trouxe da Jamaica numa época muito difícil e de um país desconsiderado naqueles tempos, um som que revolucionaria o som do mundo. E mais! Que todo ano no aniversário de morte ou na data de nascimento desse filósofo musical em todos os cantos do nosso país, não só os regueiros, mas os bons apreciadores da música preparam shows couvers, falam sobre sua vida, sobre suas músicas, sobre sua filosofia de vida, sobre tudo que envolve Robert Nesta Marley, para os íntimos e para todos Bob Marley.

Marley foi o responsável por levar o reggae da Jamaica para o mundo. Filho de Cedella Booker, uma jovem negra, e do capitão Norval Marley, um inglês branco de meia idade, Bob conheceu pouco o pai.

No fim dos anos 50, mudou-se com a mãe para Trench Town (ou Cidade do Esgoto), uma favela da capital, Kingston, onde cresceu junto com seu amigo , conhecido como Bunny, com quem começou a tocar instrumentos improvisados.

O som que faziam era influenciado pelas músicas captadas das emissoras do sul dos Estados Unidos que tocavam Ray Charles, Curtis Mayfield e outros.

Bob, era adpto do rastafarianismo, religião rastafari que tem como princípios uso sacramentado da maconha ou "erva", aspirações políticas e afrocentristas, incluindo ensinamentos do publicista que inspira a imagem de um novo mundo com uma nova visão política e cultural e divulgou essa filosofia por onde passou inclusive por conta da sua religião ele não permitiu que amputassem seu dedo qdo teve o primeiro sinal do melanoma um tipo de câncer de pele, doença que o levou.

Mesmo com uma vida louca de shows, ele só queria a paz e a harmonia entre as pessoas que o ouvissem.
A música e a lenda de Bob Marley ganharam mais e mais força desde sua morte, e continuam a render grandes lucros para seus herdeiros. Também deu a ele um status mítico, similar ao de Elvis Presley e John Lennon. Marley é enormemente popular e bastante conhecido ao redor do mundo, particularmente na África e na América Latina. É considerado por muitos como o primeiro popstar do Terceiro Mundo.

Bob Marley - Get Up Stand Up (Live)

Nenhum comentário: