sexta-feira, 7 de maio de 2010

DIVINA


No inico de 2000 produzi e estreei em Manaus um musical chamado "Mulheres do Brasil". Nesse musical, pioneiro na cidade nesse tipo de produção, havia a participação de 7 cantoras locais incluindo a mim. Era um roteiro interessante que resgatava nas nossas vozes, Divas da música popular brasileira e coube a mim interpretar a "Divina" Elizeth Cardoso. Foi um trabalho maravilhoso no qual tive o meu primeiro contato com as músicas de Ary Barroso, que eram cantadas por ela. Interpretei Rancho Fundo (Ary Barroso/Lamartine Babo). A partir desse musical minha vida deu uma grande reviravolta, lancei meu primeiro CD e fui morar em São Paulo onde o contato com as raízes da MPB me levou a conhecer muito mais coisas sobre Elizeth, como por exemplo, que o primeiro LP que institui o início do estilo Bossa Nova foi o dela com as canções Todo amor demais e Chega de saudade ,e que mesmo com toda a bagagem musical que ela ja possuia, ficou nervosíssima para subir no palco e cantar as Bachianas Brasileiras n.5 de Heitor Villa Lobos. Creio que como profissional que foi ,a grande mensagem da Divina , além de sua elegância, postura e voz maravilhosas, é que uma grande artísta em seu todo sempre tem um friozinho na barriga quando sobe ao palco pra cantar seja qual palco for, e que os desafios nessa carreira existem em demasiado e devem ser encarados em todas as fases da vida artística.

Neste ano completam-se 20 anos sem Elizeth Cardoso, que nos deixou ao longo de seus 54 anos de carreira bem sucedidos, com passagens pela época de ouro da música popular, pela bossa nova, pelo choro e principalmente pelo samba e samba canção. 40 Lp's gravados, programas de rádio e tv, estrela de compositores como Wilson Batista, Vinícios de Moraes, Tom Jobim, Pixinguinha sem esquecer Jacó do Bandolim que a descobriu e encaminhou Eliseth ainda na adolescência para sua estreia em programas de rádio.

Elisete Moreira Cardoso- Divina - Elizeth Cardoso.(16/07/1920 - 07/05/1990)
Para saber mais sobre a Divina , indico ver o documentário em 5 partes com a participação de Leny Andrade, Hermínio Bello de Carvalho e Amilton Godoy no You Tube, é só digitar na pesquisa Elizeth Cardoso - 1/5 e assim na sequência, vale a pena!

Nenhum comentário: