terça-feira, 27 de abril de 2010

Homenagem a COUNT BASIE

Count Basie foi uma das principais figuras da era do swing do jazz e, paralelamente Duke Ellington, Um excelente representante do estilo big band.

Após estudar piano com sua mãe, quando jovem, ele foi a Nova York, onde conheceu James P. Johnson, Fats Waller (Com quem estudou informalmente), outro pianista da escola de Harlem stride. Antes ele tinha 20 anos, ele viajou extensivamente sobre o Keith e circuitos Toba vaudeville como um pianista, acompanhador e diretor musical de blues cantores, dançarinos e comediantes. Isto proporcionou uma formação inicial que era provar significativo em sua carreira mais tarde. Encalhado em Kansas City em 1927, enquanto que acompanha um grupo de turismo, ele permaneceu ali, jogando em teatros do cinema mudo. Em julho de 1928, ele se juntou a Blue Devils Walter Page, que, para além da página, incluiu Jimmy Rushing, ambos mais tarde um lugar proeminente na própria banda de Basie. Basie deixou o Blue Devils no início de 1929, para jogar com duas bandas menos conhecidas na área. Mais tarde nesse ano, ingressou Bennie Moten Kansas City Orchestra, assim como os outros membros-chave da Blue Devils pouco tempo depois.

Quando Moten morreu subitamente em 1935, a banda continuou com Buster Moten, mas logo depois deixou Basie. No mesmo ano, com Buster Smith e vários outros ex-membros da orquestra do Moten, Basie organizou um grupo novo, menor de nove músicos, que incluiu Jo Jones e, mais tarde Lester Young, E como o Barons of Rhythm começou um longo noivado no Clube Reno em Kansas City. O grupo transmissões de rádio em 1936 levaram a contratos com uma agência de reservas nacionais eo Decca Record Company. O contrato ampliado e dentro de um ano, a Count Basie Orchestra, uma vez que se tornou conhecido, foi uma das principais bandas grandes da era do swing. Até o final da década de 1930, a banda adquiriu fama internacional com obras como Uma hora Jump (1937), Jumpin 'no Woodside (1938), e Dance War Taxi (1939).

Em 1950, as considerações financeiras Basie forçado a dissolver, e para os próximos dois anos, ele liderou um grupo de seis a nove peças, entre seus sidemen foram Clark Terry, Buddy DeFranco Chaloff Serge, e Buddy Rich. Após a reorganização de uma grande banda em 1952, ele empreendeu uma longa série de passeios e sessões de gravação que, eventualmente, estabeleceu-o como um estadista ancião do jazz, e sua banda foi criada como uma instituição permanente e jazz campo de treinamento para jovens músicos. Ele fez a primeira de muitas excursões da Europa em 1954, visitou o Japão em 1963, e emitiu um grande número de gravações tanto em seu próprio nome e sob a liderança de vários cantores, mais notavelmente Frank Sinatra. Em meados da década de 1970, uma doença grave prejudicado sua carreira, na década de 1980 e às vezes ele tinha para executar a partir de uma cadeira de rodas. Basie tempo dedicado cada vez mais a sua autobiografia. Após a morte de Basie, a banda continua sob a direção de Thad Jones (1985-6) e Frank Foster (de 1986). Como a Countsmen, vários de seus ex-sidemen também convocado ocasionalmente para shows e turnês.

Fonte: www.pbs.org/jazz/biography/artist_id_basie_count.htm

Se vc desejar ver o Count Basie é só acessar os vídeos no you tube aqui tem um link

Nenhum comentário: