sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SOMAR ou SUBTRAIR???!!! - VIRADA CULTURAL MANAUS

É interessante quando ficamos sabendo de algum evento que vai mobilizar grandes multidões, para o bem cultural, moral, social ou econômico de um lugar, comunidade, bairro ou cidade. Rapidamente a notícia se alastra e mesmo que tenha sido dada com dois dias de antecedência, no dia do evento você fica alucinado com a quantidade de pessoas envolvidas pra se divertir e para organizar. Foi exatamente o que aconteceu no final de semana do feriadão(Proclamação da República) na cidade de Manaus, a Virada Cultural, na qual tive a oportunidade de viver tanto os bastidores da organização quanto participar como artista desse evento tão precioso, que acionou um número em torno de 450.000 pessoas (dados da polícia militar) circulando nos 5 palcos da cidade.
Essa foi a primeira edição da Virada Cultural em Manaus. A idéia da virada, só pra gente se situar, teve origem em Paris onde a população espera o verão chegar no hemisfério norte e realiza a "Nuit Blanche" com 24 horas de cultura. A primeira Virada Cultural no Brasil foi em 2005 em São Paulo, que completa sua 5. edição. Outras cidades do Brasil também realizam a Virada como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e agora Manaus, realizando a primeira da região norte.
A idéia original da Virada Cultural é colocar 24 horas de cultura em algumas de suas vertentes como teatro, música, circo, dança, cinema e exposições à disposição gratuita do público, e no centro histórico da cidade, onde viabiliza-se a circulação das pessoas entre um palco e outro sem qualquer gasto. Mas em Manaus a idéia teve um viés diferente. Foram montados 5 palcos em 5 áreas de diferentes bairros na cidade. Fazendo assim com que a população mais afastada do centro pudesse ter opção de não se locomover para tão longe para poder assistir a alguma atração.
Enfim a cidade foi sacudida por um evento maravilhoso, com 14 atrações nacionais, e 194 atrações locais de qualidade e foi um grande sucesso. Tudo isso foi realizado com a iniciativa da Manauscult Fundação de artes e Cultura de Manaus.
Onde quero chegar quando digo que somar ou subtrairr??!!! Vou esclarecer.
Depois de um evento como esse idealizado e realizado com grande sucesso, alguns erros são aceitáveis, por ser o primeiro desse porte a ser feito na cidade.
A fogueira das vaidades já estabelecida no poder público fica intensificada durante esse tipo de trabalho levando a qualquer pessoa que tenha simplesmente passado ao lado de algum organizador se dar o direito de colher os louros de tal realização.
Tanto o público, quanto os organizadores estão de parabéns pelo evento. E os louros devem ser creditados a quem de direito que é a população que se comportou positivamente, recepcionando todas as atrações com muita alegria, democracia, e sem qualquer incidente de violência. Isso é somar.
Agora , nota zero, a quem fez desse evento um trampolim para o salto de suas pequenas vaidades que acabaram por denegrir a imagem de pessoas de bem que obtiveram sucesso ao idealizar e realizar com o suor de um trabalho de mais de 4 meses de planejamento que poderia somar a outros tantos trabalhos culturais que engrandecem a produção local, e adicionam de verdade dentro da proposta de propiciar instrumentos de qualidade para o bem estar social, econômico e cultural de uma cidade, fazendo assim com que eventos desse porte sejam apenas competições pessoais mesquinhas e sem qualquer benefício para quem de direito que é a população. Isso definitivamente é subtrair. E o resultado dessa equação, alguém pode calcular?
O ano que vem vamos saber.
Beijo a todos.

Nenhum comentário: